Energia

A TECHNOEDIF desenvolve projectos de unidades de produção de energia nas mais vastas configurações contribuindo, desde a sua criação, para a concepção e remodelação do parque energético nacional.

A nossa experiência abrange todos os sectores de produção de energia eléctrica tanto em centrais de combustíveis fósseis como em unidades baseadas em energias renováveis ou de valorização de resíduos.

Tal como na área da Industrial, as nossas capacidades no sector de produção de energia são abrangentes e incluem os estudos de viabilidade técnico-económica, engenharias de base, engenharias de detalhe, fornecimentos chave-na-mão, auditorias técnicas, estudos de remodelação e de aumento de capacidade, entre outros serviços de engenharia.

As nossas soluções no sector de produção de energia tiram naturalmente partido da vasta experiência da TECHNOEDIF nesta área, da qual destacamos os projectos em centrais termoeléctricas a carvão, fuel e gás natural, em configuração de produção dedicada ou cogeração, bem como uma aposta recente e muito bem-sucedida nas energias renováveis, nomeadamente em projectos de Biomassa, CDRs e Térmicas Solares.

A aposta nas energias renováveis

Com o rápido desenvolvimento da empresa nos últimos anos, foi também desenvolvido de forma particular o sector das Energias Renováveis em escala industrial, nomeadamente a produção de energia a partir da biomassa e de resíduos, bem como o sector das térmicas solares de concentração.

Mais uma vez as nossas valências técnicas foram demonstradas pela participação no EPC da maior unidade de produção de energia eléctrica a partir de biomassa a operar em Portugal, como uma capacidade de 30MWe, bem como em outros projectos de biomassa de menor dimensão.

As capacidades da Technoedif no sector das renováveis são igualmente realçadas pelo nosso envolvimento em projectos de valorização energética de resíduos, nomeadamente CDRs, lamas de ETAR industrial, ou combinações destes com biomassa.

No que diz respeito ao sector térmico solar desenvolvemos, juntamente com os nossos parceiros tecnológicos, soluções tecnológicas avançadas para as centrais térmicas solares de concentração parabólica. Este trabalho extenso permite-nos actualmente projectar, procurar, construir e comissionar soluções extremamente competitivas para as centrais de CSP um sector que irá, num futuro próximo, ser crítico para o abastecimento energético nacional e europeu.

Centrais de Cogeração a Gás

A TECHNOEDIF é a empresa de engenharia de centrais de cogeração a gás para a indústria, tanto de pequena como grande escala.

Tirando partido da nossa experiência industrial os nossos projectos são concebidos tendo em conta os requisitos mais exigentes, no sentido de fornecer uma fonte estável e garantida de vapor, bem como a maximização da produção de energia eléctrica.

A TECHNOEDIF projectou a maior unidade de cogeração a gás natural que irá entrar em exploração em Portugal, utilizando para o efeito os mais exigentes requisitos técnicos e as melhores técnicas disponíveis confirmando, desta forma, a nossa liderança de capacidades de engenharia no sector.

Naturalmente, as nossas capacidades técnicas permitem-nos igualmente executar projectos de cogeração de pequena e média dimensão indo, desta forma, ao encontro dos requisitos específicos e de dimensão de cada indústria, mantendo como prioridades a necessidade de produção estável de vapor e maximização da produção eléctrica.

A energia eléctrica é sem dúvida um dos bens essenciais de que actualmente podemos dispor.

A utilização de energia tem sido crucial para o desenvolvimento da sociedade humana ao ajudá-la a controlar e a adaptar-se ao meio ambiente. Gerir o uso da energia é inevitável em qualquer sociedade funcional.

Contudo, a electricidade precisa de ser produzida, transportada e só depois pode ser utilizada.

A TECHNOEDIF dotada de uma experiência assente na execução de inúmeros projectos ao longo dos seus mais de 40 anos, tem a capacidade técnica para oferecer soluções inovadoras, profissionais e de qualidade para enfrentar estes desafios e, que cobrem todas as fases de projecto, desde a realização de estudos até à colocação em serviço das instalações.

A qualidade, segurança, inovação, capacidade técnica, assim como a credibilidade que a TECHNOEDIF tem oferecido aos seus clientes e investidores, têm sido valores altamente fundamentais que nos permitem referenciar o nosso posicionamento no mercado.